fbpx

Tenho tudo e mesmo assim não me sinto FELIZ

Você já deve ter se sentido assim em algum momento da sua vida. Sim, a insatisfação geral com a vida não é só um “problema seu” e tem nome: Anedonia. 

Anedonia é a perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, como encontrar com amigos, levar os filhos num passeio diferente, se exercitar e fazer coisas que antes eram prazerosas.

Sabe quando nada nem ninguém te desperta interesse e te dá prazer? É isso! 

E de acordo com a Organização Mundial da Saúde, no Brasil, a anedonia afeta mais de 11,5 milhões (ou 5,8% da população). Assustador, você não acha?

Existem sinais clássicos que apontam para essa condição que muitas vezes é um dos sintomas associados à depressão (e por isso precisamos estar atentas), que são:

  • a perda de interesse por atividades que se realizava anteriormente;
  • dificuldades de concentração;
  • alterações do sono, podendo haver insônia ou sono excessivo;
  • e a diminuição ou perda da libido.

Perceba que muitas vezes a queixa de falta de desejo sexual pode não ser necessariamente “o problema” que você vem enfrentando? Mas sim um sinal de algo mais profundo que precisa ser tratado.

Quando falamos em dificuldade em sentir prazer e alegria, automaticamente vamos associar a uma baixa produção hormonal dos hormônios de recompensa e felicidade como a dopamina e serotonina, por exemplo. 

E aqui, entra a importância de uma alimentação equilibrada. Alimentos fontes de triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B, entre outras, são importantíssimas nesse processo.

Se você se identificou com esses sintomas, não deixe de incluir na sua dieta alimentos como banana, cacau, grão-de-bico e grãos integrais, mas também dê uma boa olhada em como anda seu funcionamento intestinal, afinal mais de 90% de toda a serotonina é produzida no intestino, logo, se seu intestino não está bem, você não também não estará. 

Me conta como essas informações bateram por aí.